sexta-feira, 16 de outubro de 2015

15/10 - PARA OS GUERREIROS DA SOCIEDADE ARMADOS DE LIVROS E CONHECIMENTO E PROTEGIDOS POR SEU GUARDA-PÓ

Não sei se muitos sabem, mas do semestre passado pra esse, tenho tirado a ideia de ser professora de Química de segundo plano. Após ouvir diversas experiências e ver filmes como "Entre os Muros da Escola" e "Escritores da Liberdade" (um dos motivos que o "Diário de Anne Frank" ser um dos meus livros prediletos), procurei também alguns livros, um deles chamado "Minha Lista de Prioridades" que me fez ver ainda mais que realmente eu quero encarar esse desafio, num futuro próximo. Assim dedico esse texto, publicado ontem em uma das minhas redes sociais, como uma singela homenagem a esses seres humanos que optaram por seguir esse caminho e que ajudam a sempre darmos o primeiro passo para a concretização dos nossos sonhos, por mais impossíveis que possam, aparentemente, ser.

"Um professor medíocre conta. Um professor razoável explica. Um bom professor demonstra. Um grande professor inspira" (Arthur Ward).
Para estes que fazem do seu conhecimento um meio de transformação social, uma forma de esperança para as pessoas e em suas mudanças.
Ensinar vai além de alastrar conhecimento. É ter o dom e a esperança de transformação em tudo ao seu redor. É ajudar na formação de cada um e principalmente no seu caráter. É ver além das dificuldades diárias de sala. É se igualar ao aluno e mostrar que o ensino é a melhor saída pra tudo. É ver que ainda há esperança, onde muitas vezes pode não ter. É ser guerreiro e enfrentar a rotina de viradas de noite corrigindo provas, preparar aulas, estimulando e até aflorando o gosto pela matéria estudada. É, por mais que não seja tão valorizada quanto deveria, dar seu melhor apesar de tudo e ver que essa é a única saída para fazermos essa sociedade mais justa, aberta.
A indignação vem ainda mais a tamanha hipocrisia do nosso governo que tanto fala que a educação é a coisa mais importante, mas onde estão os investimentos? Ultimamente só aparecem cortes, ainda mais no PIBID (um meio de estímulo a jovens a seguirem a docência). #SomosTodosPIBID

Meus parabéns a todos os professores e aspirantes, porque graças a vocês temos pessoas com caráter e que estão aderindo a essa luta. Parabéns a vocês por todo o estímulo e dedicação. Parabéns a vocês, agentes transformadores e inspirados, que aumentam cada vez mais a minha vontade de seguir esse caminho e a aderir a esse time - FELIZ DIA DO MESTRE, DIA DO PROFESSOR!

(Dudi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário